quinta-feira, 26 de abril de 2012

Varinas da série "Arte Nova" - Maria de Lourdes Castro - Fábrica de Loiça de Sacavém

Os temas folclóricos e regionais foram explorados abundantemente nas artes decorativas, durante a vigência do Estado Novo em Portugal, sendo parte essencial da construção da identidade nacional através de imagens muitas vezes estereotipadas e de apreensão fácil.
Vários artistas das sucessivas gerações do modernismo abordaram o tema de forma mais ou menos moderna, consoante as situações e exigências do contexto: exposições internacionais, cartazes e folhetos turísticos, delegações do SNI (Secretariado Nacional de Informação), etc.
Na produção cerâmica do pós Guerra, as figuras folclóricas começam a ser tratadas de modo menos ilustrativo,  revelando uma maior plasticidade das formas e sobretudo uma notória fuga ao carácter descritivo da imagem.
As figuras de varinas que Maria de Lourdes Castro (n.1934) concebeu para a série Arte Nova da Fábrica de Loiça de Sacavém, são um bom exemplo desta abordagem. 
A Figura de Varina A-18 e a Figura de Peixeira (Nazarena) A-27, com cerca de 20 cm de altura, contêm uma expressividade dada pelo tratamento das formas e aplicação das cores e um dinamismo expresso pelo gesto e pelo esvoaçar das vestes. Qualidades estas que acabam por demonstrar maior competência na modelação, provavelmente executada pelo escultor José Pedro (1907-1981), do que propriamente no desenho.


Maria de Lourdes Castro/FLS - Figura de Varina A-18 e Figura de Peixeira (Nazarena) A-27. © JMPF

Na tabela de preços de 1960, cedida pelo Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso do Museu de Cerâmica de Sacavém, estas figuras aparecem com o preço de 100$00, como pode ver-se abaixo. 
Destas páginas constam ainda os preços de um conjunto de peças já aqui referenciadas:

A-9 Galheteiro galinha
A-10 Floreiro patinho
A-11 Cinzeiro patinho
A-13 Prato cinzeiro
A-21 Jarro nº4
A-22 Tijela
A-23 Jarra nº2
A-24 Azevinho grande
A-26 Azevinho pequeno


Tabela de preços de 1960, Fábrica de Loiça de Sacavém. © CDMJA-MCS


A pose mais tradicional da Figura de Peixeira (Nazarena) A-27, segurando a canastra com uma das mãos e um grande peixe com a outra, garante a elegância do porte, remetendo a dinâmica para o movimento da saia e o esvoaçar do cachené. É de salientar o jogo de linhas curvas sobre a cintura, dado pelo entrelaçar do braço com o peixe.


Maria de Lourdes Castro/FLS - Figura de Peixeira (Nazarena) A-27. © JMPF



Maria de Lourdes Castro/FLS - Figura de Peixeira (Nazarena) A-27. © JMPF



Maria de Lourdes Castro/FLS - Figura de Peixeira (Nazarena) A-27. © JMPF



Maria de Lourdes Castro/FLS - Figura de Peixeira (Nazarena) A-27, marca de fábrica. © JMPF


Esta peça está representada na folha de modelos da série Arte Nova, abaixo reproduzida, cedida pelo CDMJA-MCS.
Desta folha constam também o Tigelão A-25, a Folha de Eucalipto A-29 (cujo preço se pode ver na tabela acima reproduzida) e o Copo A-35, já anteriormente aqui publicado.


Folha de modelos da série Arte Nova. © CDMJA-MCS

A Figura de Varina A-18, quebra a pose clássica para dar lugar a um dinamismo dramático. 
O braço no ar, o lenço e avental que esvoaçam, conferem-lhe uma dimensão cinematográfica, como uma personagem captada no desenrolar de uma acção. 
Figuras de vulto perfeito, mudando a cada diferente ângulo de visão, estas varinas são também objectos de grande fragilidade. 
Os membros superiores afastados do corpo e os tecidos esvoaçantes quebram facilmente, sendo difícil na actualidade encontrar peças intactas.


Maria de Lourdes Castro/FLS - Figura de Varina A-18. © JMPF


Maria de Lourdes Castro/FLS - Figura de Varina A-18. © JMPF

No caso desta figura, a marca não aparece pintada na base mas sim gravada à mão, apenas A-18.


Maria de Lourdes Castro/FLS - Figura de Varina A-18, marca de fábrica. © JMPF


CMP* agradece a colaboração de José Manuel Pinheiro de Figueiredo, não só pela cedência de imagens de peças da sua colecção, mas também pelo trabalho adjacente de pesquisa que está na origem desta publicação.
Agradece ainda a colaboração do Museu de Cerâmica de Sacavém, pelos esclarecimentos prestados e pela cedência de imagens do seu centro de documentação.



2 comentários:

  1. Olá Boa Tarde,

    Hoje tive com a peça A49 da Maria de Lourdes Castro na mão, infelizmente esbeiçada e com um preço que me pareceu exagerado...

    Cumprimenta,
    IS

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  2. Olá Ilídio,
    Como é a A-49?
    Pois é, parece que cada vez mais os preços nos parecem exagerados e são.
    Saudações,
    CMP*

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